JOGO DA MEMÓRIA BASEADO EM ARDUINO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL E INTERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.56238/ramv19n14-005Palavras-chave:
Arduino Uno, Jogo da Memória, EEPROM, Eletrônica Digital, Sistemas EmbarcadosResumo
Este artigo detalha o desenvolvimento e a implementação de um Jogo da Memória eletrônico, similar ao popular "Genius", utilizando a plataforma de microcontrolador Arduino Uno. O projeto foi concebido como uma ferramenta educacional e prática para apresentar conceitos de eletrônica digital, programação e Sistemas Embarcados. O protótipo incorpora componentes essenciais de hardware, como LEDs para representação visual, botões para entrada do usuário, um speaker para feedback auditivo e um display LCD para gerenciamento de interface. Um aspecto crucial é o uso da memória não volátil EEPROM do Arduino para o armazenamento persistente do recorde de pontuação (high score). O trabalho demonstra a aplicação prática de conceitos fundamentais de programação e arquitetura de microcontroladores.