DE ESTUDANTE A EGRESSO
UMA ITINERÂNCIA A (PER)CORRER
Palavras-chave:
Estruturação Curricular, Egressos, Avaliação de Políticas PúblicasResumo
Este artigo propõe uma investigação que buscar estudar possibilidades para, num estágio mais avançado da pesquisa, criar uma metodologia de análise de inserção de egressos no mundo do trabalho, a fim de contribuir para a avaliação das políticas públicas educacionais implementadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, a partir do estudo de caso do curso de Administração. A análise de inserção de egressos, tema de suma importância em instituições de ensino, também se justifica devido à necessidade de acompanhamento e desenvolvimento continuado do ex-aluno, de maneira a avaliar as condições de trabalho, a sua renda e o impacto que a vivência educacional causou em sua vida. A abordagem metodológica, por ora, será a quali-quantitativa, valendo-se a princípio de revisão de literatura e, a posteriori, de pesquisa empírica com o uso de técnicas, tais quais a aplicação de questionários e de dinâmicas com grupos focais com egressos formados entre os anos de 2010 à 2015 do curso de Administração. Visa-se com isso conhecer a empregabilidade, a compatibilidade da formação recebida com as demandas do Mundo do Trabalho, a identificação de necessidades de ajustes nas matrizes curriculares, as expectativas quanto à educação continuada e às demandas pedagógicas passiveis de serem ofertadas pela instituição, e o aspectos institucionais que careçam de melhoria.