JOGO DA MEMÓRIA BASEADO EM ARDUINO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL E INTERATIVO

Authors

  • Roberto Simplicio Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) -campus Vilhena Author https://orcid.org/0000-0003-0264-3192
  • Douglas Legramante Mestre em Assessoria de Administração Author https://orcid.org/0000-0002-5725-2589
  • Arthur Pietro Macaúbas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/ramv19n14-005

Keywords:

Arduino Uno, Jogo da Memória, EEPROM, Eletrônica Digital, Sistemas Embarcados

Abstract

Este artigo detalha o desenvolvimento e a implementação de um Jogo da Memória eletrônico, similar ao popular "Genius", utilizando a plataforma de microcontrolador Arduino Uno. O projeto foi concebido como uma ferramenta educacional e prática para apresentar conceitos de eletrônica digital, programação e Sistemas Embarcados. O protótipo incorpora componentes essenciais de hardware, como LEDs para representação visual, botões para entrada do usuário, um speaker para feedback auditivo e um display LCD para gerenciamento de interface. Um aspecto crucial é o uso da memória não volátil EEPROM do Arduino para o armazenamento persistente do recorde de pontuação (high score). O trabalho demonstra a aplicação prática de conceitos fundamentais de programação e arquitetura de microcontroladores.

Published

2025-12-13

How to Cite

GUIMARÃES, Roberto Simplicio; LEGRAMANTE, Douglas; DA SILVA, Arthur Pietro Macaúbas. JOGO DA MEMÓRIA BASEADO EM ARDUINO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL E INTERATIVO . Revista Digital Acadêmico Mundo, [S. l.], v. 19, n. 14, p. e30, 2025. DOI: 10.56238/ramv19n14-005. Disponível em: https://academicomundo.com.br/rdam/article/view/30. Acesso em: 28 dec. 2025.