ENTRE TEORIA E PRÁTICA
vivências pedagógicas no Estágio Supervisionado I em Educação Infantil/Creche
Palabras clave:
Estágio supervisionado, Pedagogia, Educação Infantil, Formação inicial de professoresResumen
Este artigo integra as atividades do Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino situada no Vale do Itajaí (SC) e tem como objetivo analisar as vivências pedagógicas desenvolvidas com uma turma de crianças de 0 a 2 anos em um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem descritiva. A proposta pedagógica foi estruturada a partir da aplicação de uma sequência didática centrada no tema das cores, visando proporcionar experiências lúdicas que favorecessem o reconhecimento das cores, bem como o desenvolvimento da percepção visual, da coordenação motora fina e da capacidade de pareamento. As atividades envolveram contação de histórias, jogos, pintura, alimentação e brincadeiras, buscando estimular o interesse e a curiosidade das crianças. Os resultados evidenciam que, por meio das ações planejadas e desenvolvidas pelas acadêmicas, as crianças puderam vivenciar o processo de reconhecimento das cores de maneira lúdica e acessível, ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades perceptivas, motoras e cognitivas. Conclui-se que a experiência vivênciada no Estágio Supervisionado I foi fundamental para a integração entre teoria e prática, proporcionando às acadêmicas um espaço enriquecedor para a aplicação dos conhecimentos adquiridos e para o desenvolvimento das competências necessárias à atuação docente na Educação Infantil.