ENTRE TEORIA E PRÁTICA

vivências pedagógicas no Estágio Supervisionado I em Educação Infantil/Creche

Autores/as

  • Luana de Oliveira Lopes UNIFEBE Autor/a
  • Mylena Rezini UNIFEBE Autor/a
  • Rafaela Haveroth UNIFEBE Autor/a
  • Juliana Pedroso Bruns UNIFEBE Autor/a

Palabras clave:

Estágio supervisionado, Pedagogia, Educação Infantil, Formação inicial de professores

Resumen

Este artigo integra as atividades do Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino situada no Vale do Itajaí (SC) e tem como objetivo analisar as vivências pedagógicas desenvolvidas com uma turma de crianças de 0 a 2 anos em um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem descritiva. A proposta pedagógica foi estruturada a partir da aplicação de uma sequência didática centrada no tema das cores, visando proporcionar experiências lúdicas que favorecessem o reconhecimento das cores, bem como o desenvolvimento da percepção visual, da coordenação motora fina e da capacidade de pareamento. As atividades envolveram contação de histórias, jogos, pintura, alimentação e brincadeiras, buscando estimular o interesse e a curiosidade das crianças. Os resultados evidenciam que, por meio das ações planejadas e desenvolvidas pelas acadêmicas, as crianças puderam vivenciar o processo de reconhecimento das cores de maneira lúdica e acessível, ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades perceptivas, motoras e cognitivas. Conclui-se que a experiência vivênciada no Estágio Supervisionado I foi fundamental para a integração entre teoria e prática, proporcionando às acadêmicas um espaço enriquecedor para a aplicação dos conhecimentos adquiridos e para o desenvolvimento das competências necessárias à atuação docente na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

  • Luana de Oliveira Lopes, UNIFEBE

    Cursando Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE

  • Mylena Rezini, UNIFEBE

    Cursando Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE.

  • Rafaela Haveroth, UNIFEBE

    Cursando Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE.

  • Juliana Pedroso Bruns, UNIFEBE

    Doutora em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora no Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

LOPES, Luana de Oliveira; REZINI, Mylena; HAVEROTH, Rafaela; BRUNS, Juliana Pedroso. ENTRE TEORIA E PRÁTICA: vivências pedagógicas no Estágio Supervisionado I em Educação Infantil/Creche. Revista Digital Acadêmico Mundo, [S. l.], v. 19, n. 13, 2025. Disponível em: https://academicomundo.com.br/rdam/article/view/22. Acesso em: 11 nov. 2025.