DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Leandra Lopes Vieira Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/ramv19n14-007

Palabras clave:

Direitos Humanos, Educação Multicultural, Inclusão Escolar

Resumen

A educação é fundamental para promover a justiça social e os Direitos Humanos, criando um ambiente inclusivo e democrático. A educação multicultural valoriza as diversidades, garantindo igualdade de oportunidades para todos, sem discriminação. O objetivo geral analisar a importância da integração dos direitos humanos e da educação multicultural na construção de uma escola inclusiva e democrática, com foco na promoção da equidade e do respeito à diversidade. A metodologia adotada para esta pesquisa foi a revisão de literatura, visando analisar e sintetizar o conhecimento existente sobre os direitos humanos, a educação multicultural e a construção de uma escola inclusiva e democrática. A educação multicultural, baseada nos direitos humanos, é crucial para uma sociedade inclusiva e democrática. Ela valoriza a diversidade cultural e étnica, criando um ambiente de respeito e aprendizado mútuo. As Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatórios os ensinos de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, são marcos importantes na inclusão cultural. No entanto, desafios como a formação de professores e a superação de preconceitos ainda dificultam sua plena implementação. A educação multicultural oferece oportunidades de fortalecimento da cidadania e da igualdade de oportunidades, tornando a escola um espaço de transformação social e respeito às diferenças.

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Publicado

2025-12-14

Cómo citar

VIEIRA, Leandra Lopes. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA. Revista Digital Acadêmico Mundo, [S. l.], v. 19, n. 14, p. e32, 2025. DOI: 10.56238/ramv19n14-007. Disponível em: https://academicomundo.com.br/rdam/article/view/32. Acesso em: 28 dec. 2025.