REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL

Autores

  • Juliana Pedroso Bruns UNIFEBE Autor
  • Camila da Cunha Nunes FURB Autor

Palavras-chave:

Avaliações em larga escala, Qualidade na educação, Brasil

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise reflexiva sobre as implicações que as notas obtidas com as avaliações em larga escala provocam no contexto escolar, quais seus impactos para uma educação de “qualidade”, considerando o processo de avaliação em ciclos e a promoção dos alunos. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter e bibliográfico. Para tal, utilizou-se de documentos oficiais e teóricos que dialogam sobre a qualidade na educação a partir das avaliações em larga escala. Para a análise buscou-se estabelecer a relação e o confronto entre os materiais consultados.

Biografia do Autor

  • Juliana Pedroso Bruns, UNIFEBE

    Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Pós-graduanda em Especialização em Educação pela mesma instituição. Docente no Colégio São Luiz.

  • Camila da Cunha Nunes, FURB

    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação e Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Docente no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

BRUNS, Juliana Pedroso; NUNES, Camila da Cunha. REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Revista Digital Acadêmico Mundo, [S. l.], v. 19, n. 13, 2025. Disponível em: https://academicomundo.com.br/rdam/article/view/25. Acesso em: 11 nov. 2025.