A DOCÊNCIA COMO PRAXIS ETNOMATEMÁTICA: AS SEIS DIMENSÕES DE D’AMROSIO NA PROFISSÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.56238/ramv20n15-008Palavras-chave:
Docência, Etnomatemática, Dimensões, JargõesResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a carreira docente sob a perspectiva integrada das seis dimensões da Etnomatemática conforme D'Ambrosio: cognitiva, conceitual, política, educacional, epistemológica e histórica. Defendemos que o ato de ensinar é, por si só, uma prática etnomatemática multifacetada, em que o educador se posiciona como um intelectual que cria, interpreta e organiza conhecimento dentro de um contexto cultural específico – a sala de aula. O objetivo geral é mostrar como essa abordagem teórica fornece uma base analítica sólida para entender e transformar a prática educacional. A questão central da pesquisa é: de que maneira as seis dimensões etnomatemáticas podem embasar e organizar atividades reflexivas sistemáticas que contribuam para o desenvolvimento profissional crítico do educador? Ao final, sugerimos um conjunto de atividades reflexivas baseadas em cada dimensão, com a finalidade de fomentar uma autoanálise crítica, permitindo ao docente recontextualizar sua prática, reconhecendo-se como um agente de um saber/fazer que é situado, político e historicamente desenvolvido.
Referências
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou Técnica de Explicar e Conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MENDES, I. A. Matemática e Investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomatemática: a arte e a técnica de conhecer e transitar pela diversidade cultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 10, n. 2, p. 7-14, ago.-nov. 2017.
SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.