A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO DAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS 2014 A 2026
Palavras-chave:
Educação Física, Políticas Públicas, Planos de Educação, Educação BásicaResumo
A pesquisa parte do reconhecimento da Educação Física como componente curricular essencial da Educação Básica, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, analisar o planejamento governamental para a educação, levando-se em consideração a análise das prioridades elencadas para a Educação Física nos Planos das Unidades Federativas Brasileiras. O objetivo dessa pesquisa se dá em analisar a atenção dada a Educação Física nos planos de educação das 27 Unidades Federativas Brasileiras, no período de 2014 a 2026. Este estudo trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa (Gil, 2008). Desse modo, pretende-se utilizar a análise de conteúdo dos planos estaduais de educação. Os dados foram analisados de acordo com as prioridades dos planos de educação de cada estado. Os resultados do estudo podem identificar lacunas que evidenciam a falta de planejamento e gestão no sistema educacional brasileiro. Portanto, evidenciando pouca atenção à Educação Física entre as unidades federativas. Conclui-se que, apesar dos avanços legais e normativos, ainda há desafios quanto à valorização efetiva da educação Física enquanto disciplina nos sistemas de ensino. Portanto, este estudo evidencia a importância da valorização da Educação Física nos Planos de Educação das Unidades Federativas, destacando seu papel estratégico nas políticas públicas educacionais e na formação integral dos estudantes.