PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS APLICADOS NO PROJETO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL PARA A CIDADE DE SANTA IZABEL DO OESTE-PR
Palavras-chave:
Edifício Escolar, Sustentabilidade, Arquitetura Bioclimática, ModulaçãoResumo
A sustentabilidade aplicada ao edifício escolar influencia na melhora da aprendizagem dos estudantes. Com a concepção de espaços diferenciados pensando sempre nos usuários, destacam-semelhorias possíveis quanto ao conforto ambiental, reutilização de águas e os benefícios do uso de energias renováveis, com espaços convidativos destaca-se uma melhora na aceitação das crianças que utilizarão os espaços dos edifícios escolares. Este estudo constituiu-se em uma revisão bibliográfica sobre arquitetura e infraestrutura escolar, certificação LEED, arquitetura bioclimática, além dos estudos de caso que estuda e avalia três prédios escolares em seu âmbito de funcionamento e concepção arquitetônica e um estudo de referencial através de obras de Richard Neutra. Os estudos dão embasamento para o desenvolvimento projetual de um edifício escolar com princípios de sustentabilidade, para atender alunos de 1º ao 5º ano,do ensino fundamental, no município de Santa Izabel do Oeste- PR. Para isso, foi desenvolvido um diagnóstico do espaço escolhido e das necessidades a serem atendidas na concepção projetual, com a proposta garante-se a discussão do tema para a concepção de novos métodos projetuais para modelos de edifício escolares, aplicação de métodos sustentáveis e formas projetuais com princípios de modulação de espaços.